
X ENES - Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos
Evento
http://www2.td.utfpr.edu.br/enes/: Foz do Iguaçú - PR
: 03 a 07 de Dezembro 2012
: poleto@utfpr.edu.br
De 03 de dezembro a 07 de dezembro de 2012. Local: Parque Tecnológico Itaipu – PTI, Av. Tancredo Neves, 6731, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. O Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES) é um evento promovido pela Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (CES/ABRH), que tem como objetivo principal a troca de experiências e a discussão de temas relevantes para a solução de problemas decorrentes dos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, aproximando pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores. A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação, jurídico-institucional e social. Site: http://www2.td.utfpr.edu.br/enes/
A área de engenharia de sedimentos é estratégica para o desenvolvimento do país, uma vez que trata de temas como a erosão do solo, o fluxo e a deposição de sedimentos em rios, reservatórios, deltas e estuários, bem como as interações entre as suas características e a qualidade da água.
O conhecimento sobre a produção e o fluxo de sedimentos é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades, como o abastecimento público de água, a agricultura, a geração de energia hidrelétrica, a navegação, o turismo e outras. Além disso, o estudo dos sedimentos representa uma importante ferramenta de análise ambiental, pois dependendo da intervenção do homem no comportamento hidrossedimentológico de uma bacia hidrográfica, severas alterações podem ser notadas nos ambientes aquáticos (flora, fauna, temperatura, pH, turbidez, características químicas e outras). Isso ressalta o caráter multidisciplinar da hidrossedimentologia (hidrologia, engenharia, química, biologia, geologia, agronomia, saneamento, matemática, física, etc.). A aplicação dos diversos domínios do conhecimento na busca por soluções aos problemas envolvendo os sedimentos é o que mais motiva a realização deste evento.